Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
Minas Novas
MINAS NOVAS

Em 1681, Fernão Dias Paes morreu em pleno sertão, em terras que em 1730 viriam a pertencer a Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Minas Novas. Com o tempo, outras bandeiras foram se formando, mas somente em 1727 começou a história de Minas Novas, com a descoberta de Sebastião Leme do Prado.

Leme do Prado estava explorando o rio Manso em 1726 e seguiu rumo ao norte, atravessando o Araçuaí e o Itamarandiba, quando desviou sua bandeira à procura do rio Fanado. Durante dias seguidos explorou inutilmente as areias do rio. Afinal, em 29 de junho de 1727, ele e seus companheiros pararam junto à foz de um ribeiro, onde encontraram ouro em abundância. Pouco depois, o ribeiro rcebeu o justo nome de Bom Sucesso. Ao povoado que ali se formou foi dado o nome de São Pedro do Fanado. Ergueu-se ,então , uma capela em homenagem ao príncipe dos apóstolos. Juntou-se ali gente de Salvador , Minas Gerais, do sertão, enfim, de tod parte. Um ano e meio depois de iniciada a formação do arraial já se encontrava no local cerca de quarenta mil pessoas, entre elas uma grande quantidade de negros.

Após a descoberta, Sebastião Leme do Prado pretendia dar manifesto das novas minas ao goveno da Capitania de Minas Gerais, mas os paulistas Brás Esteves Leme, Francisco Dias do Prado e Domingos Dias do Prado, chefes de bando de criminosos que dominavam o sertão da Bahia, obrigaram-no a dar manifesto ao governo da Bahia.
Assim, apesar de todos os esfoços do então governador de Minas, D . Lourenço de Almeida, o rei de Portugal determinou, em 20 de maio de 1729, que o novo arraial ficasse sob a jurisdição da Bahia. Para dar ao arraial caráter de centro urbano, o padre Miguel Honorato tomou posse de São Pedro do Fanado para seu arcebispado. Em 21 de maio de 1729, determinou a criação da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Bonsucesso de Minas Novas do Araçuaí, agraciando-a com o título de Felicíssima Vila.

Em 1736, foi criada a Intendência do Ouro na vila. Nessa época era muito comum o aparecimento e o desvio de diamantes na região. Soube-se certa vez que foi achado enorme diamante na vila e remetido para Londres misteriosamente. Diante desses fatos, foi concedido, em 10 de maio de 1757, alvará separando do governo da Bahia as terras pertencentes à vila e incorporando-as a Minas Gerais.

Texto extraído de :
Minas Novas, sua história, sua gente
de Álvaro Pinheiro Freire
BDMG Cultural-2002