Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
Pavao
PAVAO

SÍNTESE DA HISTÓRIA E RAÍZES CULTURAIS DE PAVÃO

Contam que em 1914, o desbravador Ladislau Rodrigues, mais conhecido por Lau Rodrigues, acompanhado de João Henrique Ferreira e Henrique Bussu, penetraram na região à procura de terra para o trabalho e se instalaram onde hoje é a sede do município de Pavão.
Contam também que daí em diante vieram outras famílias sertanejas com tropas, como primeiros habitantes do povoado e responsáveis pelo desbravamento de suas matas.
Verificando a boa qualidade das terras com áreas que desmatadas poderiam se tornar grandes pastagens e observando também que na região poderia ser desenvolvida uma agricultura favorável ao plantio de milho,feijão, arroz e mandioca, os primitivos habitantes foram desenvolvendo as suas plantações, favorecendo com isso a fixação do homem ao povoado, ao obterem êxitos em suas culturas.
Com o desmatamento foram aparecendo grandes áreas para o desenvolvimento da pecuária.
Mereceram também destaque as atividades de garimpo, juntando-se ao clima que favorecia aos seus habitantes.
Com o desenvolvimento do povoadodestacou-se em 1994 a instalação da Agência postal dos Correios que teve como primeira agente a Sra. Araci da Silva Ruas; o primeiro estafeta, o Sr. Mariano Rodrigues, levava as cartas num burrinho, fazendo o percurso a pé, da cidade de Machacalis a Teófilo Otoni.
Ainda em 1944, foi criada a primeira Escola Municipal, tendo como professora a Sra. Davina Santos, que lecionava em sua própria casa. Em 1949, o Sr. Nagib Genem, de Teófilo Otoni, voltou as vistas para Pavão, construindo aqui o Prédio Escolar Municipal, o cemitério e escolas Isoladas.
Em 1951, foi construída a matriz local, denominada "Sagrado Coração de Jesus", pelo primeiro vigário, Frei Apolônio, contando com a colaboração do povo.
Em 19 de março de 1954, graças ao trabalho incansável de D. Maria de Lourdes Assis, a primeira Escola Municipal foi transformada em Escolas Reunidas, tornando-se entidade estadual que teve como primeira diretora a Sra. Maria de Lourdes Assis, passando a denominar-se Escolas Reunidas Benjamim da Cunha, hoje, Escola Estadual Benjamim da Cunha, que teve o início de seu funcionamento em 02/08/1954.

ORIGEM DO NOME
Os primeiros habitantes alimentavam-se de caça e, numa dessas caçadas mataram uma ave parecida com o pavão, às margens do córrego principal, que por esse motivo recebeu o nome de Córrego do Pavão, dando assim origem ao nome do povoado.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Pavão era distrito de Teófilo Otoni que abrangia os povoados de Belo Oriente (hoje Novo Oriente de Minas), Frei Gonzaga e Americaninha.
Através da Lei 2.764 de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Pavão emancipou-se do Município de Teófilo Otoni que abrangia os povoados de Belo Oriente, Frei Gonzaga e Americaninha.
Através da Lei 2.764 de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Pavão emancipou-se do Município de Teófilo Otoni, sendo instalado a 1° de março de 1963.
Teve como primeiro Intendente o Sr.Wellington Fonseca Lima, até a eleição do primeiro prefeito.
DADOS:

Localização: Nordeste de Minas Gerais
Mesorregião: Vale do Mucuri
Microrregião: Teófilo Otoni
Municípios limítrofes: Novo Oriente de Minas, Carlos Chagas e Crisólita.
Distância da capital: 533 Km
Área: 599,37 Km2
População: 14049
População urbana: 6265
População rural: 7784
Total de eleitores: 6107
Densidade: 7,4 hab/Km2
Fuso horário: UTC-3
IDH: 0,667 (PNDU/2000?
PIB: R$ 21 225 001,00 (IBGE/2003)
Latitude: 17º25´40´´ sul
Longitude: 40º59´56´´oeste
Altitude: 228 metros


Fonte: Wilkpédia, a enciclopédia livre.


Base da economia: Pecuária leiteirae de corte.
Produção agrícola: Derivados da mandioca, hortaliças, frutas e poucos grãos.
Renda per capita: R$103,49.


SERVIÇOS:

03 Escolas (zona urbana)
01 Fábrica de laticínios
02 Postos de gasolina
01 Agência bancária (Bradesco)
01 Cooperativa de crédito (Sicoob)
01Banco do Nordeste
01 Hospital
01 Hotel
01 Creche
01 APAE
03 Restaurantes


Fonte: Prefeitura Municipal de Pavão