Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
MUNICÍPIOS
CAMBUQUIRA


HISTÓRIA

Ar puro, céu límpido, noites estreladas, água na fonte, matas virgens e muita tranqüilidade. Pode parecer um sonho, mas este lugar paradisíaco existe, no Sul de Minas, a 950 metros de altitude: Cambuquira, originária da antiga Fazenda Boa Vista, grande propriedade cuja parte central constitui as atuais áreas urbanas e suburbanas, pertencia a três irmãs solteiras: Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart, que deixaram a terra de herança para os antigos escravos.A casa de residência erguia-se no local onde hoje em dia está o Hotel São Francisco. A descoberta das águas com gostos diferentes atraía à Fazenda pessoas de todos os cantos da região que para ali se dirigiam em busca da cura para os seus males ou com o propósito de se estabelecerem. Os escravos, no entanto, opunham-se tenazmente à intromissão de forasteiros, receosos de perder suas terras. Diante disso, a Câmara Municipal da Campanha resolveu considerar a propriedade de utilidade pública efetuando a desapropriação em 1861, pela importância de 800 mil réis, que foram empregados mais tarde na aquisição de novas terras no local denominado Marimbeiro.
No Marimbeiro, nos idos de 1829, residia o alferes José Antônio Rodrigues "Cambuquira", comerciante de mudas na região, cujo apelido, relacionado com o ofício, era justamente "Cambuquira".

ETIMOLOGIA

A origem do nome da cidade vem do Tupi-Guarani étimo -CAÀ-AMBYQUIRA. CAÀ- significando "folhas, plantas, ervas, mato". AMBYQUIRA ( de A-BY-QUIRA) significando "grelado, brotado".Admitindo que o vocabulário seja formado de CAÀ-BYQUIRA, torna-se fácil encontrar seu significado: ERVA GRELADA ou MATO BROTADO. Ou seja: "BROTO DA ABOBOREIRA", iguaria muito apreciada e comercializada pelos seus primitivos habitantes.

O município foi criado pelo Decreto - Lei estadual nº 2.528 de maio de 1909.
Cambuquira floresceu com o turismo, surgindo inúmeros hotéis onde se hospedavam,
durante o período de 21 dias, os "aquáticos", vindos do Rio (em sua maioria), São Paulo e do exterior, que buscavam o eficiente tratamento com as águas de uma das cinco fontes do Parque das Águas e da Fonte do Marimbeiro, atingindo o seu ápice entre as décadas de 30 e 60.


Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo