Adalgisa Arantes Campos


“Curriculum vitae”
de
ADALGISA ARANTES CAMPOS

Dados pessoais

(publicações mais relevantes, pesquisas e consultorias)
RG: M-3.730.181 ( SSP/MG )  - Emissão: 25/04/84     CPF- 403.811.106-72
Unidade de lotação: FAFICH/UFMG, Depto. de História,   admissão: 1º/set/1986
Categoria: Adj. 4, DE.
Endereço: R. Anália Esteves Ribas, 327A, Bairro Alvorada,  35.400.000- Ouro Preto, MG
telefax. (0XX31) 551-48-31,  Email: arantes@ouropreto.feop.com.br

FORMACÃO ACADÊMICA

Graduação:

Bacharel e Licenciada em História, FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, MG (1978-1981/2). Monografia: “Pampulha: uma proposta estética e ideológica”, 1982 (profa. Orientadora: Marília Andrés Ribeiro).

Especialização:

Lato-Sensu em “Cultura e Arte Barroca” (420 horas), IAC/UFOP, Ouro Preto, 1986. Monografia: “A Pompa Fúnebre na Capitania das Minas”.

Mestrado

“Filosofia Contemporânea” - Depto. de Filosofia, FAFICH/UFMG, Belo Horizonte ( 1982-1986). Dissertação: “A vivência da Morte na Capitania das Minas”. (Orientador: Prof. Henrique Cláudio de Lima Vaz), defesa março/86 ( bolsa CNPq).

Doutorado

“História Social”- Depto. de História/ USP, São Paulo (1990-94).Tese: “A Terceira devoção do setecentos mineiro: o culto a São Miguel e Almas”, defesa out/94 (Orientadora: Profa. Laura de Mello e Souza) (bolsa do PICD)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Profa. de História da Arte, Fundação de Arte de Ouro Preto (março/1983- agosto/1986), Ouro Preto

Técnica em Pesquisa Histórica  IPHAN, ex- Fundação Nacional Pró-Memória (dez/1983 a 30 ag/1986), Belo Horizonte.

Profa. Adjunto DE,  Depto  de História, FAFICH/UFMG, ingresso em 1º/set/1986.

PUBLICACÕES

Catálogos de exposições ( folder/curadorias)

“Carlos Wolney” In: Revista de Cultura e Arte de Ouro Preto, ano 3- encarte. Texto reproduzido In: Revista Pampulha, 12 (1984) e Estado de Minas, Belo Horizonte, 16/05/84.

“Uziel K. Rozenwayn - catálogo”, Ouro Preto, Museu da Inconfidência, 1984.

“Carlos, Sila e Pires  catálogo”, Ouro Preto: Casa dos Contos, 1984.

Curadoria e catálogo: “Um século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte”. Belo Horizonte:  C/Arte e UFMG, out/1996.

Resumos de Comunicações e Mesas redondas

O Triunfo Eucarístico: hierarquia dos seres e pompa” In : II Congresso do Barroco no Brasil- resumo das comunicações. Ouro Preto: SPHAN/UFMG. 1989, p. 48.

“Cinema e História: o Sétimo Selo e os flagelos humanos” In: Seminário Reflexões acerca do corpo e da morte.  Belo Horizonte: CEC e Goethe Institut- 4ps., 1990.

Sufrágios pelas almas do purgatório: a irmandade de São Miguel e Almas da Paróquia de N. Sra. do Pilar de Ouro Preto- 1712- 1850” In: V Encontro Mineiro de Pesquisadores do Barroco- resumo das comunicações.  Sabará: Centro de Pesquisas do Barroco Mineiro, 1991. p. 8.

“A devoção ao Arcanjo de São Miguel nas Minas do setecentos” In: América 92-raízes e trajetórias- caderno de resumos.  São Paulo: USP, 1992, pp. 72-73.

“A representação do Arcanjo Miguel e das Almas do Purgatório nas artes das Minas do Ouro - Brasil”  In: V Curso de Verão - O triunfo de Thanatos -a arte e a morte. Coimbra: Universidade de Coimbra, Instituto de História da Arte, 1993.

“O setecentos e o oitocentos mineiro: cultura e sociedade” In: Caderno de Resumos   XVIII Simpósio Nacional de História - História e Identidades.  Recife: UFPE, 1995, p. 23

“As irmandades mineiras e o declínio da pompa barroca” In: Caderno de Resumos   XVIII Simpósio Nacional de História.  Recife:  UFPE, 1995, p. 87.

“A visão nobiliárquica nas solenidades do setecentos mineiro” In: X Encontro Regional de História- caderno de resumos.  Mariana:  UFOP,1996. p. 24.

“Um século de manifestações da arte popular em BH” In: X Encontro Regional de História-caderno de resumos. Mariana: UFOP, 1996. p. 26.

“Irmandades e devoção no setecentos mineiro: a atuação de D. frei Manoel da Cruz (1748-1764)” in : XIX Simpósio Nacional de História Caderno Resumos. Belo Hte: ANPUH, 1997. p.61.

“Artistas populares em BH: produção artística e iconografia”  In:  XIX Simpósio Nacional de História. Belo Horizonte: ANPUH, 1997. p.122.

“Disputas por precedência nas Minas setecentistas: direito canônico e consuetudinário” in: Festa: Cultura e sociabilidae Festiva na América portuguesa Caderno de Resumos. São Paulo: USP/Deptº de História, 1999, p. 4.

Periódicos e Jornais

 “Pampulha: uma proposta estética e ideológica” In: Revista Análise e Conjuntura-Fundação João Pinheiro, 13 (5-6) 1983: pp.69-90.

“A pompa fúnebre na Capitania das Minas”  In: Revista do Departamento de História da FAFICH UFMG. IV (1987): 1-24.

“A presença do macabro na cultura barroca” In: Revista do Departamento de História da FAFICH UFMG. V (1987): 83-90.

“Notas sobre os rituais de morte na sociedade escravista” In: Revista do Departamento  de História da FAFICH/UFMG. VI (1988): 109-122.

“Apresentação; “A representação da mulher na Antiguidade Clássica” In: Cadernos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG. nº “Mulher e Arte”, VI(1988): 9-10 e 9-22.

CAMPOS, Adalgisa A. & TEIXEIRA, Luiz G., “O processo de tombamento do Presépio Pipiripau”  In: Revista do Departamento de História da UFMG. VIII(1989): 5-27.

“A sacralidade do setecentos mineiro” In: Diário Oficial Leitura. São Paulo, 8, 88 (1989):5

“Um  momento oportuno à reflexão histórica” In: Hoje em Dia.  Belo  Horizonte, 25/09/1989, p. 29 (Caderno  de Cultura).

“Pesquisadores de vários países estudam o barroco” In: Hoje em Dia. Belo  Horizonte, 27/09/1989.

“Uma  avaliação geral das exposições - do Barroco mexicano a Aleijadinho” In: Hoje em Dia. Belo  Horizonte, 28/09/89. p. 23.

“Criação em primeiro lugar” In: Hoje em Dia. Belo Horizonte, 29/0989. p. 26.

“Reflexões sobre a arte”  In:  Hoje em Dia. Belo  Horizonte, 30/09/89. p. 23.

Resenha: PALACÍN, Luis G. Coronelismo no extremo norte de Goiás - o Padre João e as Três Revoluções de Boa Vista. São Paulo: Loyola,1990.  In: CAMPOS, Adalgisa Arantes In: Revista Síntese- Nova Fase. v.18, n.54 (1991): 428-9.

“Da morte maldita à prerrogativa de herói” in: Jornal Galilé - edição especial. Ouro Preto, 21/04/92 p.12.

“O Triunfo Eucarístico: hierarquias e Universalidade” In: Revista Barroco. Belo Horizonte, 15 (1992):461-7.

“Execuções na Colônia:  a morte de Tiradentes e a Cultura Barroca” In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 110 (1992): 141-167.

“Devoção e representação do Arcanjo Miguel e das Almas do Purgatório na Capitania das Minas” In: Revista do IAC/UFOP. 1 (1994): 61-69.

“Irmandades mineiras e missas”  In: Revista Varia Historia/Departamento de História UFMG. 16 (1996): 66-76.

“A morte, a mortificação e o heroísmo: o homem ‘comum’ e o ‘santo’” In: Revista do IFAC UFOP.  2 (1996): 5-12.

“Quaresma e Tríduo Sacro nas Minas Setecentistas: cultura material e liturgia” In: Revista Barroco. Belo Horizonte,  17 (1993/6): 209-219.

“A visão nobiliárquica nas solenidades do setecentos mineiro” In:  Anais do X Encontro regional de História- Minas um balanço historiográfico. Mariana: ANPUH/UFOP, 1996. pp. 111-122.

“A mentalidade religiosa do setecentos: o Curral del Rei e as visitas religiosas” In: Varia História- Revista do Depto. de História da UFMG, 18 (1997) : 11-28.

Livros e Capítulos

CAMPOS, Adalgisa Arantes & ANASTASIA, Carla M. J., Contagem: “origens”. Belo Horizonte:  UFMG /Prefeitura de Contagem/MAZZA Edições, 1991. Ilust. 142 ps.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. “Artistas populares em Belo Horizonte” In: Um século de História das Artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte & Fundação João Pinheiro, 1997. cap. I, pp. 22-63 (Coleção Centenário).

CAMPOS, Adalgisa A. “As irmandades do Glorioso Arcanjo São Miguel e Almas: devoção e cultura material nas Minas do Setecentos” In: BESSONE, Tânia M. T. & QUEIROZ, Tereza Aline P. (orgs.) América Latina: imagens, imaginação e imaginário. São Paulo: EDUSP, Rio de Janeiro: Expressão e Cultura. 1997. pp. 283-303.

“A portada da Capela de São Miguel e a veneração às almas do purgatório, Vila Rica- Brasil ( século XVIII)” In: SCHUMM, Petra (ed.) Barrocos y Modernos nuevos caminos en la investigación del Barroco iberoamericano. Frankfurt: Vervuert, Madrid: Iberoamericana, 1998. pp. 231- 241.

Cultura Barroca e Manifestações do Rococó nas Gerais. Ouro Preto: FAOP/BID, 1998. 45pp. Ilust.

CD- Rom:

“Artistas populares” In: VIEIRA, Jeferson Alfredo. Um século da história das Artes plásticas. Belo Horizonte: C/ Arte, 1997.

“As Minas Gerais – Quadrilátero Ferrífero” In: Tratos Culturais. Monumentos civis e religiosos de Ouro Preto. Belo Horizonte: 1999

CONSULTORIAS

Consultoria- reforma curricular Curso de História-UEMG, 100 horas, out/nov/1995.

Consultora ad hoc da CAPES- início junho/96 (em andamento).

Consultora ad hoc da FAPESP- início julho de 1997 (em andamento).

Consultora ad hoc da PRPq- parecer nº SA10, julho de 1999.

Consultora para Revitalização da Escola Fundação de Arte de Ouro Preto, BID/FAOP, 1998 (em andamento)

PESQUISA

Coordenacão:  Pesquisa As origens de Contagem, apoio Prefeitura Municipal de Contagem/UFMG  - jan.a jun./1991 In: Arquivo do  Museu do Ouro ( Sabará); Arquivo Público Mineiro; Arquivo do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- SPHAN ( Belo Horizonte).

Pesquisa ( 1990-94):-Rituais solenes na Cultura Barroca e o Ideário de Morte” - Instituições: Arquivo Público Mineiro; Arquivo do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Arquivo da Cúria Metropolitana (Belo Horizonte - 1990-91); Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (1992-93); Arquivo da Casa dos Contos, Arquivo Paroquial de N. Sra. do Pilar e de N. Sra. da Conceição (1991-1992); Biblioteca da Universidade de Coimbra ( set/93).

Pesquisa: “Um Século de manifestações da arte popular  em Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Belo Horizonte C/Arte-projetos Culturais, maio /1995 a março/96. 

Pesquisa: “Pompa barroca e Semana Santa na Cultura Colonial mineira”, início março/96- bolsa CNPq-  término em março de 1998. Auxílio à Pesquisa/FAPEMIG- março/96 ( levantamentos na Casa dos Contos e Casa do Pilar de Ouro Preto, Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, Arquivo da Casa Setecentista de Mariana; Museu Regional- SPHAN, Arquivo Paroquial de São João del Rei e de Tiradentes; Diamantina) término em março de 1998.

Pesquisa: “Pompa barroca e Semana Santa na Cultura Colonial mineira- 1700-1840”, renovada em  março/98 - bolsa CNPq-  término em março 2.000.

Coordenação de Projeto: Desenvolvimento de um Banco de Dados referente às séries paroquiais do Arquivo da Paróquia de N. Srª do Pilar de Ouro Preto”.  Departamento de História da UFMG, FUNDEPE (gestor), Casa dos Contos(associada), Auxílio à Pesquisa FAPEMIG. início out/98 término out/2.000.


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