Página 01 de 01

Início Página Anterior Próxima Página

Raul Soares

Raul Soares

Os primeiros moradores do lugar teriam sido Casimiro e Domingos Lana, que, em 1841, negociaram suas terras a Francisco Alves do Vale. Seus descendentes doaram terras para o patrimônio da capela de São Sebastião. O povoado que se formou tomará o nome de São Sebastião de Entre-Rios, pelo fato de localizar-se entre os rios Matipó e Santana. O distrito será criado apenas em 1903, pertencendo a Ponte Nova. Em 1911, a partir de nova divisão administrativa do Estado, o distrito passou a pertencer a Rio Casca, de quem se emancipa em 1923 com o nome de Matipoó. Em 1924, atendendo à representação dos moradores, trocou de nome para Raul Soares, homenagem ao político mineiro.

Raul Soares de Moura, nascido em Ubá em 1877, foi advogado, professor e político. Exerceu vários cargos importantes, desde promotor em Carangola, professor em Campinas (SP), ministro da Marinha no governo de Epitácio Pessoa, construindo sua carreira política como vereador e prefeito de Visconde de Rio Branco, chegando a governador de Minas em 1922, vindo a falecer no cargo.

Raul Soares é hoje uma próspera cidade com 24.257 habitantes. Sua vida econômica é diversificada, atuando com indústrias de transformação e também na agricultura e na pecuária de corte e leite 

 
Raul Soares

Igreja Matriz de São Sebastião - Raul Soares


Igreja Matriz de São Sebastião -nave

Igreja Matriz de São Sebastião - altar-mor

Igreja Matriz de São Sebastião - altar

Prefeitura Municipal de Raul Soares

Grupo Escolar

Grupo Escolar

Grupo Escolar - detalhe dos arcos

A escola e a igreja.

Câmara Municipal

Estação Ferroviária

Praça da Matriz

Maçonaria

A arquitetura de Raul Soares muito se assemelha à de Belo Horizonte.

Estatuária em homenagem aos fundadores da cidade.

Os fundadores foram Domingos e Casimiro de Lanna.

Memória histórica em homenagem aos pracinhas, filhos da cidade.

Início Página Anterior  Próxima Página