Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
UniVLERCidades
MODERNISMO

Uma tradição de modernidade

Antonio de Paiva Moura

Por que ?

A presente obra foi motivada pelo empenho de um levantamento descritivo e analítico do patrimônio artístico modernista acumulado na cidade de Cataguases, desde as primeiras décadas do século XX. Com aliança de diversos setores da iniciativa privada e serviços públicos foi contratada uma equipe rica em valores intelectual, técnico e científico para a realização de tombamento do extraordinário acervo. A qualidade do trabalho final da equipe levou as instituições envolvidas no projeto à iniciativa de edição de um catálogo em formato tablóide com 34 páginas ilustradas intitulado Cataguases: um olhar sobre a modernidade.
Por mais explícita que seja a evidência das artes modernas em Cataguases e por mais que se tenha gasto tinta com esse óbvio, ainda temos que responder a uma velha indagação: Por que Cataguases conseguiu tornar-se evidente no movimento modernista brasileiro com a projeção nacional através do "Grupo Verde", em 1927. Por que essa semente nasceu e floresceu com tanto vigor em todos os gêneros artísticos, nos quarenta anos seguintes a 1927 ? Para começo de polêmica, já que não podemos descartá-la, devemos procurar raízes e sementes da mentalidade modernista de Cataguases na forma intelectual e ideológica dos mineiros e brasileiros do século XIX. Como Cataguases é uma cidade do Sudeste do Brasil, podemos limitar nosso campo de análise a esta região.


Clique aqui para saber mais