Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
PAROQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
História da Paroquia Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus é um destes "casos especiais" na recente história da Nossa Igreja diocesana.
Juridicamente, só em 2004 (18/06) foi criada paróquia. Embora o seja desde 1949, quando Ladainha passou a ser sede do município. Assim até junho de 2004, pertence á Paróquia Senhor Bom Jesus de Concórdia do Mucuri (criada em 1894) que depois de 1960 teve sua estrutura esvaziada, com a transferência da secretaria e casa paroquial para Ladainha.A carência de padres e a falta de recursos para mantê-los fez com que esta situação ambígua se mantivesse.
Curiosamente Concórdia do Mucuri, até hoje não emancipou politicamente continuando distrito. E Ladainha depois da extinção da Estrada de Ferro Bahia e Minas, no social e populacional. Um momento "trágico" de isolamento e êxodo rural. Atualmente, a população urbana sobrevive com os empregos da Prefeitura, das Escolas Estaduais, das aposentadorias por invalidez ou idade, das pequenas lojas e armazéns.
Na Zona Rural, predominam as pequenas proriedades com agricutura de subsistência e cultivo de banana, mandioca, milho,feijão,arroz e café além da criação de porcos e gado leiteiro. Há uma incipiente produção de queijos, mel e farinha de mandioca que emprega um número reduzido de pessoas. A maioria dos jovens emigra a partir dos 18 anos para trabalho temporário em Ubatuba (litoral de São Paulo) onde existe uma "colônia" de ladainhenses. Viajam também para Divinópolis, São Paulo e para o norte do Paraná. São praticamente nulas as oportunidades de emprego de modo que grande parte da população migra para São Paulo em busca de trabalho e estudo.
Por outro lado, são inúmeras as comunidades que resistem a este "esvaziamento" que e com um número elevado de idosos e idosas,crianças, jovens e analfabetos que procuram manter capelas rurais e o serviço de assistência religiosa e evangelização. Chega a ser admirável esta perseverança das roças que perfazem 70% da população do município de Ladainha, com aproximadamente 16.000 habitantes,incluindo Concódia do Mucuri.
A parte urbana tem mais ou menos 5.500 habitantes em Ladainha e mais ou menos 2.000, em Concórdia.
Na Zona Rural de Ladainha temos aproximadamente 8.500 habitantes em aproximadamente 30 comunidades. E na Zona Rural de Concórdia, temos aproximadamente 15 comunidades com mais ou menos 2.000 habitantes.Em Ladainha a população do centro da cidade perfaz aproximadamente 2.700 habitantes,enquanto os sete bairros da cidade abrigam aproximadamente 2.800 habitantes.
Apesar deste quadro sócio-econômico desabonador e sombrio da Igreja Católica continua sendo maioria absoluta. Apesar 25% se declaram não católicos. Os católicos em sua maioria são nominais ou tradicionais, participando apenas ocasionalmente de atos devocionais e litúrgicos, na parte urbana, contrariamente, na parte rural, a participação é intensa e muito ompiedosa.
Assim, Ladainha reúne em torno de sua Matriz sete comunidades urbanas (bairros) conta com 23 comunidades rurais, sendo que uma esta "paralisada" (Antônio Martins). São praticamente todas bastante animadas apesar das suas carências crônicas,estradas ruins e com baixa escolaridade.