Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
ESCOLA ESTADUAL JOSEPH STALIN ROMANO

Em 1967 a cidade de Nanuque com 49.016 habiatantes nesta época,contava com uja restrita rede de Ensino Público que atendia somente o ensino-1º a 4º série e. A continuidade dos estudos só era possível ingressando em uma das escolas particulares da cidade.
Em Março de 1968 é instalado Ginásio Técnico Municipal com a direção de Dr.Amílcar Peres Veiga,vereador e médico em nosa cidade e do professor Luiz Alvarenga,também jornalista e poeta. Foram matriculados 320 alunos no Ginásio Técnico Industrial da Prefeitura Municipal.
A instalação desta escola ocorreu no primeiro momeno com o aluguel do prédio do Ginásio Sul Americano aproveitndo acapacidade ociosa no turno noturno.Hoje neste prédio funciona a secretária municipal de Eduacação e é conhecido como "Prédio da Faculdade". A transferência para o prédio onde anteriormente fucionava o Galpão da Estrada de Ferro Bahia e Minas ocorre através de um termo de arrendamento por 50 anos entre a prefeitura de Nanuque e a união.Temo este que pode ser renovado em cada data de vencimento.
Em 1981 esta escola funcionava como Escola Municipal Marechal Castelo Almeida Leite que funcionou com este nome até 1987 quando é desmembrada recebendo o atual nome de Escola Estadual Joseph Stalin Romano em homenagem ao seu último diretor enquanto red municipal e que foi brutamente assassinado em 1983.
Foi o diretor Manoel Rosalvo que conseguiu em 1994 colocar em funcionamento o curso de 2º grau com 03 turmas.
Neste ano 2001 a escola era dirigida pela professora Aley Santos Lima eleita para gestão 2000 a 2001,que continua seguindo as diretrizes estabelicidas na gestão anterior.