Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
COOPERATIVA ARTESANAL REGIONAL DE DIAMANTINA
SURGIMENTO DO TAPETE ARRAIOLO EM DIAMANTINA - MG.
"A BELEZA E O FAISCÍNIO DE UMA ARTE SECULAR"


A confecção artesanal do "TAPETE ARRAIOLO", em Diamantina - MG, surgiu devido à necessidade de trabalho para a mão-de-obra feminina carente de Diamantina e do Vale do Jequitinhonha, em geral.

O então Arcebispo de Diamantina, Dom Geraldo de Proença Sigaud, de saudosa memória, amigo do Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, pediu ao mesmo que lhe ajudasse a encontrar uma ocupação para as senhoras desempregadas, que pudesse ajudar, ainda que pouco, no orçamento familiar, minimizando assim, as dificuldades do pessoal sofrido do "Vale do Jequitinhonha".

O Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, graças a sua influência, trouxe para Diamantina, um casal de portugueses, o senhor Milton D. Rosa e senhora, que logo começaram a fazer treinamento de monitoras e em seguida das artesãs, que iriam se encarregar do bordado dos Tapetes Arraiolos, como em Portugal onde existe uma "Vila de Arraiolos".

Este trabalho artesanal iniciou-se em 15 de Junho de 1975, funcionando nas Instalações da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, à rua da Glória, nº 152, pertencendo à ASCENOMIG, Ação Social do Centro Norte de Minas Gerais.

Em 01/09/1978, foi criada com assessoria do SEBRAE, antigo CEAG-MG, a Cooperativa Artesanal Regional de Diamantina LTDA, que conseguiu congregar 2000 artesãs em Diamantina, e mais 26 localidades circunvizinhas, desenvolvendo o trabalho artesanal de confecção dos "Tapetes Arraiolos".

Com o passar dos anos a Cooperativa adquiriu um terreno, na rua das Bicas, Bairro Serrano, e construiu a sua sede própria, em um arrojado e funcional projeto arquitetônico, construído com recursos externos, conseguidos pelo seu então Diretor Adm. Financeiro, Pe. Caio Mário Alvim de Castro, e de um Convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) oferecendo às tapeceiras, uma creche, com capacidade para 100 crianças, de 00 a 06 anos, além de Posto de Saúde, Igreja e 21 casas para artesãs, a exemplo da "Vila Arraiolos" em Portugal.

Informações prestadas por Eva Eulália da Conceição - Diretora Administrativo-Financeira da COOPERATIVA ARTESANAL REGIONAL DE DIAMANTINA LTDA - CARDI.


Endereço da CARDI: Rua das Bicas, nº 115 - Bairro Serrano.
39.100-00 Diamantina-MG.
Fone 0xx38 5311100