Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DE LOURDES - ATUAL
Síntese da História da Paróquia
e da Matriz Nossa Senhora de Lourdes


Em 1894: Foi construída a primeira Capela, em terreno doado pelo Capitão João Ribeiro de Paiva e Luz e sua senhora, Dª Maria Inácia da Costa e Luz. Já era Padroeira Nossa Senhora de Lourdes. A nova Capela era filial da Paróquia de Cristina (cópia da escritura no 2º Livro do Tombo da Paróquia).

Em 1902: Realizou-se pela primeira vez uma festa religiosa na Capela. Foi festeiro o Sr. Antônio Gonçalves Lemos, que fez a doação da primeira imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Em 1904: Foi construída a Casa Paroquial, ao lado da Capela, em terreno doado por Dª Maria Inácia da Costa e Luz.

De 1908 a 1910: Em 27 de outubro de 1908, D. João Batista Corrêa Nery, Bispo de Pouso Alegre, criou a Paróquia de Maria da Fé, na Diocese de Pouso Alegre, sendo o primeiro Vigário o Padre Antônio Olinto Batista Pinto.

Em 1915: Foi nomeado como Vigário o Padre José Vicente Pivato, que permaneceu até 1927.

Em outubro de 1922: incendiou-se a pequena Capela, incêndio provocado por uma vela acesa esquecida durante a noite na Sacristia, sendo consumidos pelas chamas todas as alfaias e todo o arquivo paroquial, inclusive o primeiro Livro do Tombo da Paróquia de Maria da Fé, salvando-se do incêndio a primeira imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Desta data até a construção do novo templo, a cidade ficou sem Igreja.

Em setembro de 1924: Na visita pastoral de D. Otávio Chagas de Miranda, Bispo de Pouso Alegre, a esta Paróquia, foi recomendado ao Padre Pivato a demolição da Capela e a construção da nova Matriz. Mas não seria ele quem a demoliria. Padre Pivato deixou de ser Pároco desta cidade, sendo transferido para outra. Já idoso e muito doente, surdo e quase sem visão, não podendo exercer mais o cargo de Vigário, Padre Pivato mudou-se para a cidade de Cristina onde morreu e foi sepultado.

Em 20 de outubro de 1927: Em visita pastoral à Paróquia, o Bispo Diocesano D. Otávio recomenda, desta vez ao Vigário Padre Lauro Augusto de Castro, a construção da nova Matriz.

Em fevereiro de 1928: A antiga Matriz foi demolida pelo Padre Lauro de Castro. A construção da nova Matriz foi iniciada em 1928 e concluída parcialmente em 1933. Houve um desabamento de parte do telhado, o que atrasou a obra (nota do Jornal "O Município").

Doente Padre Lauro foi substituído até 1935, quando foi novamente empossado como Vigário. Viveu apenas mais dois anos. Faleceu em Itajubá no dia 22 de abril de 1937, com apenas 53 anos de idade (nota do Jornal "Cristo Rei").

De 1937 a 1941: Foi nosso Vigário o Cônego João Aristides de Oliveira (tio de Dª Mariquinha Vilela). Concluiu a grande obra de Padre Lauro.

Em 1939: A chamado do Arcebispo D. Helvécio o pintor italiano Pietro Gentilli fez as pinturas parietais da Matriz, (nota do Jornal "Cristo Rei" de 1º de outubro de 1939) Obra concluída em 1940.


A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é o grande ícone do conjunto arquitetônico de Maria da Fé. (...) A praça da Matriz, que já foi cenário de histórias intrigantes e várias brigas políticas é outro bem especial da cidade". (Dados fornecidos pela Empresa Memória Arquitetura)