Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
PAISAGEM URBANA
História

Quem quiser ir lá assistir as festas de São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, ou visitar misteriosas grutas do Morro de Matias Cardoso, terá de percorrer 571 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-135-MG-401.

Lá, passa o Rio São Francisco e tem até porto, de onde se pode ir a Pirapora. Pequenos aviões também pousam no seu campo de terra.

A região que abrange o atual município era, até meados do século XVII, habitada por indígenas. Com o desbravamento feito pelas bandeiras, grupos enviados pelo governo geral para explorar a terra em busca das riquezas do solo vão, aos poucos, expulsando os índios. O arraial surgido na época do bandeirismo, São Caetano do Japoré, era uma das mais antigas freguesias criadas pelo bispo de Pernambuco. Foi elevado a município em 1923, desmembrando-se de Januária.
O município tem como atrativo a cachoeira do Japoré, onde o rio corre entre pedras e matas nativas, formando um véu de três quedas.

Fonte: Secretaria da Cultura em 01/10/1999