Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
PAISAGEM URBANA
História

O maior município de Minas em extensão territorial: 14.810 quilômetros quadrados.

Os principais lugares de passeio e esportes são a Cachoeira dos Pandeiros, grutas e praias do Rio São Francisco.
Cidade de muitas tradições, tem infra-estrutura considerada ótima. As festas, ao longo do ano, atraem visitantes de muitos lugares.
É de 592 quilômetros a distância da sede até Belo Horizonte.
Reza a tradição que em 1761 Manuel de Borba Gato, genro de Fernão Dias, foge pelos sertões do São Francisco, após a morte de D. Henrique de Castelo Branco. Atinge a região onde, posteriormente, se ergueu o município de Januária. O primeiro grupo de casas surge no local hoje denominado Brejo do Salgado. O povoado foi crescendo e, em 1811, é declarado distrito com o nome de Brejo do Amparo. Em 1833, torna-se cidade denominada Januária. Sobre a origem do atual nome há várias versões. A versão oficial é de que se deve a Januário Cardoso, atuante fazendeiro da região e proprietário da fazenda Itapiraçaba, localizada onde hoje se encontra o município. Outras versões, porém, atribuem o nome a uma homenagem à Princesa Januária, irmã do Imperador Pedro II, e, ainda, à escrava Januária que, fugindo do cativeiro, teria se instalado no Porto do Salgado, estabelecendo ali uma estalagem, onde os barqueiros e tropeiros do povoado se encontravam. O município se situa às margens do rio São Francisco, que oferece excelente praia urbanizada. Outros atrativos são as lagoas piscosas da região e o balneário de Pandeiros.

Fonte: Secretaria da Cultura em 01/10/1999