Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
MARIA FUMAÇA
ACTA DA INAUGURAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO SAPUCAHY

Aos vinte e tres dias do mez de fevereiro do anno de mil e oitocentos e oitenta e nove do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo, na localidade escolhida para o entroncamento da via férrea da Companhia Estrada de Ferro do Sapucahy com a da "Minas and Rio Railway", perto da estação de Soledade, nesta linha, achando-se presentes o Exmo. Snr. Dr. Antônio Gonçalves Ferreira, Presidente desta Província de Minas Geraes, os Directores Dr. Luiz Raphael Vieira Souto e Tenente Coronel Antonio Carneiro Santiago, e Luiz Matheus Maylasky, representante da directoria, o Reverendíssimo Vigário da Freguezia do Carmo e mais pessoas abaixo assignadas, depois de lançada a benção pelo Reverendíssimo Vigário acima referido ao carrinho de mão e á pá que serviam no acto de inaugurar-se, foi dito pelo Dr. Vieira Souto que não tendo podido comparecer a esta solemnidade o Exmo. Snr. Visconde de Serro Frio, Presidente da Directoria, por se achar de nojo pelo fallecimento de seu filho, declarava inaugurados os trabalhos de construção da futurosa estrada de ferro do Sapucahy, finalizando com vivas á Província de Minas Geraes, ao Exmo. Snr. Presidente da mesma Província, Companhia Estrada de Ferro Sapucahy, que foram correspondidos enthusiasticamente por todas as pessoas presentes. Em seguida o Exmo. Snr. Presidente da Província deu igualmente vivas á Nação Brasileira, ao laborioso Povo Mineiro, e á Companhi Estrada de Ferro do Sapucahy que tambem foram correspondidos calorosamente, sendo após executado o hymno Nacional.
E para constar, eu, Director Secretario, mandei lavrar a presente acta, que vai assignada pelo Exmo. Snr. Presidente da Provincia, pela Directoria e por todas as pessoas presentes.

Assignados:

Antonio Gonçalves Ferreira
Luiz Raphael Vieira Souto
Antonio Carneiro Santiago
Padre Antonio Gomes de Faria Nogueira
Luiz Matheus Maylasky
Carlos Alberto Morsing
Manoel Jm. de Lemos
Francisco Marques Pereira Carrazedo
José Pedro A. de Mattos
Lucas Teixeira de Souza Magalhães
L. Fenzever
Luiz Eugenio Horta Barboza
Fábio Ramos
Francisco Braz Pereira Gomes
Arthur Pereira de Magalhães
Paul Tavares
José Carlos Carvalho
Joaquim II. De Bacellar
Alfredo Pinto Va. De Mello
Christiano Pereira Brasil
Francisco de Paula Guimarães
Pedro A. N. P. da Cunha
João B. Pimenta
José Leite de Souza
Francisco L. da Veiga
Cesarino Ribeiro
José dos Reis S. Rezende
Rodolpho Sergio Ferreira
Lauro de Lima
Vigário Jose Silvério Nogueira da Luz
Alfredo Carneiro Santiago
Braz Marvilha Junho
Fausto Dias Ferraz
Jose Carneiro de Rezende
C. Euler
L. Mertens
Coronel Silvestre Dias Ferraz
Manoel Dias Ferraz
João Carlos Vieira Ferraz
João B. da Fonseca
José Luiz de Bulhões Pedreira


(Cópia da ata que assinalou os trabalhos de construção da linha na então estação Soledade, hoje Soledade de Minas, enviada em 25 de novembro de 1986, ao Sr. José da Mota Tótora, Prefeito Municipal de Maria da Fé, pelo Sr. Sérgio Feijão Filho, Diretor Presidente da Associação de Preservação da Memória Ferroviária, reivindicando o retorno ao tráfego dos trens de passageiros e carga na linha do Sapucaí, de propriedade da Rede Ferroviária Federal S/A.)