Cult'uais VenhameVERDEperto UniVLERCidades Revista d'As Minas Gerais Pesquisa Editoria d'As Minas Gerais Livro de Visitas
PAISAGEM URBANA
Teve a sua fonte descoberta em 1780 por um capataz da fazenda de Antônio Araújo Dantas do Município de Campanha. Ele cavalgava pela região quando descobriu uma mina e uma pequena fonte de onde brotava uma água com sabor diferente, encheu um bornal e levou para a filha de seu patrão. Cecília estava doente e por insistência do noivo, bebeu daquela água, apresentando melhoras sensíveis. O pai de Cecília, animado pelo acontecimento resolveu trazer sua filha consigo até a fonte, onde ela bebeu durante 20 dias daquela água milagrosa, tendo sarado por completo. Com autorização dos donos das terras e em forma de agradecimento, o pai de Cecília construiu uma caplea em honra de Nossa Senhora da Saúde.

Em 1830, com a chegada dos primeiros habitantes, o vilarejo ganhou o seu primeiro nome: Águas Virtuosas da Campanha. Com o passar dos anos o vilarejo passa a ser chamado Águas Vituosas. Por volta do ano de 1930 passou a ser chamada de Lambari. Sua emancipação política e administrativa se deu em 16 de setembro de 1901.


As fotografias abaixo foram feitas em 12 de agosto de 2007 pela equipe d'As Minas Gerais.